Racismo

Você só vai saber se o racismo no Brasil existe mesmo, quando sentir na "pele"..
Vejo muitas pessoas dizendo: "Não existe racismo no Brasil, os próprios negros e que são racistas!" Talvez se tivesse a cor da minha pele, entenderia que o racismo está, no segurança da loja, que ao me ver entrar disse no rádio: "Suspeito entrando na loja!" Ou talvez esteja no olhar desconfiado quando eu entro no elevador de um prédio comercial, ou no ato imediato de esconder a bolsa na minha presença. Talvez o racismo esteja na trava da porta do Banco que se fecha supostamente "no automático" quando eu tento entrar, mesmo quando não levo nada de metal, nem bolsa alguma, mas a mesma porta não impediu a entrada do rapaz branco que carregava uma mochila.
Talvez esteja na Senhora distinta que morava na minha rua, que chamou a funcionária da padaria de macaca, e depois percebeu minha indignação, e me disse assim.. "Não Marcos você não é negro, teu pai é branco, você é um "moreno bonito!" Apesar de ser um adolescente eu disse: "- Sou negro sim, e com muito orgulho! E não sou macaco!"
O racismo mostra sua cara quando o menino negro dava as mãos pro pai branco, ou hoje quando o pai negro dá as mãos pra filha branca e causa estranheza e até a raiva de algumas pessoas.
Só sabe o quanto dói ter um calo no pé, aquele que o tem, ou quem tem compaixão da dor do outro.
O racismo existe! Ele prejulga, exclui, ainda escraviza e mata.

Comentários

Postagens mais visitadas